Viçosa e Ubá / MG - domingo, 28 de abril de 2024

Ultrasom Vascular

 

 

Ultrassom Vascular

 

 

          O ultrassom vascular ou doppler vascular é um exame diagnóstico que se utiliza do eco de sons inaudíveis que se refletem nos órgãos e tecidos do corpo humano e permitem a visualização dessas estruturas.

 

          O aparelho possibilita ouvir e perceber o funcionamento adequado ou insuficiente do sistema vascular, ou seja, das artérias, veias, válvulas e eventuais refluxos sanguíneos, além de ser, hoje, o mais importante método para diagnosticar e planejar possíveis cirurgias da maior parte das doenças vasculares. Por meio dele, o médico é capaz de avaliar as varizes, as artérias e fornecer o diagnóstico das tromboses (venosas e arteriais).

 

           O exame de ultrassonografia vascular deve ser realizado por profissionais com título de especialista, habilitado pelos órgãos competentes (Conselho Federal de Medicina, Colégio Brasileiro de Radiologia e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), e por meio de aparelhos específicos. O médico manipula o equipamento, seleciona e interpreta as imagens para fornecer o laudo ao paciente.

 

           O procedimento oferece excelente precisão diagnóstica, é indolor e pode ser repetido inúmeras vezes, já que não possui efeito cumulativo ou colateral. Por isso, este exame é amplamente utilizado por angiologistas, cirurgiões vasculares, cardiologistas, ortopedistas, neurologistas, ginecologistas, dentre outros profissionais, na obtenção de diagnósticos precisos do estado clínico de problemas vasculares localizados, como varizes de membros inferiores, “vasinhos vermelhos”, tromboses, estado da circulação em diabéticos, fumantes, pacientes com antecedentes de doenças vasculares, e diagnósticos de risco de derrame cerebral (ultrassom das carótidas).

 

 

 

Exemplo 1

 

 

 

 

 

Exemplo 2

 

 

 

 

 

 

Exemplo 3